11 novembro 2014

Eu Li: Outras Palavras para o Amor por Lorraine Zago

     Oi gente! Não sei se já contei aqui no blog que a coisa que eu mais gosto de fazer nos meus tempos livres é ler. Então, decidi começar uma série nova aqui no blog (existe a Bloco de Notas, a minha de Ruivices...) chamada Eu Li, é quando vou contar pra vocês um pouco sobre os livros que leio. A primeira resenha que vou fazer é do livro Outras Palavras para o Amor, de Lorraine Zago!



     O livro se passa nos anos 80 e conta a história de Ariadne: uma garota de 16 anos que estuda em uma escola pública do Brooklyn. Mas, depois de um tio morrer e deixar para a família dela uma grande quantia de dinheiro, ela passa a estudar na Hollister, uma escola particular de Manhattan, onde sua melhor amiga, a Summer, estuda. No primeiro dia de aula, Ari conhece Leight, uma ruivinha muito divertida e esquisita da sua sala de Artes (gostei dela desde o princípio!). As duas viram amigas, mas são obrigadas a aguentar os desaforos e surtos de Summer. Mas não é só no quesito amizade que Ariadne tem problemas. Ela tem uma mãe que não se dá bem de jeito nenhum com Evelyn (a irmã), que foi mãe ainda adolescente, estragando todos os sonhos e planos que Nancy (a mãe) tinha para ela. Evelyn agora está grávida de seu segundo filho e muito abalada psicologicamente, o que a faz descontar tudo em cima de Ari. Sem contar a pressão que Nancy coloca sobre Ari: ela quer que Ariadne seja uma aluna destaque, passe na faculdade e se torne uma grande artista. Ah, e Ari também tem uma quedinha por Patrick, seu cunhado. Vish!
     Assim que conhece Del, o primo de Leight, Ari desenvolve sentimentos por ele mas se decepciona ao saber que ele tem namorada. Dai surge Blake, o outro primo de Leight e irmão de Del, e tudo acontece. Sem spoilers! Mas gente: Blake > abismo > Del. O único problema dele é que ele é muito submisso ao pai, o que complica um pouco as coisas entre ele e Ari :(
     Pra piorar as coisas mais ainda, Ariadne é bastante insegura, tem a auto-estima beirando o pré-sal, é muuuuito carente (não pode um cara dar qualquer tipo de atenção para ela que a coitada fica toda apaixonadinha) e alguns sérios problemas psicológicos também (ela gosta de ouvir a irmã e o cunhado fazerem sexo quando está na casa deles. Terrível!). Mas, ao longo do livro, podemos ver que Ari supera a maioria desses problemas. Ainda bem!
     Mesmo com todos os dramas e personagens irritantes (olá, Summer!), eu gostei muito do livro. Principalmente porque não é só um romancinho bobo, a autora narra muito bem toda a vida (não só a amorosa) de Ari: seus sonhos, medos, decepções e como ela reage e supera todos os problemas que aparecem ao longo da história.
Na verdade, são exatamente esses os pontos do livro: superação e amadurecimento.    
     O final é tão surpreendente quanto o resto da história. É quando percebemos o quanto Ariadne amadureceu. A Ari insegura e medrosinha do início do livro não chega nem aos pés da Ari destruidora do final.
     E essa foi a minha primeira resenha pro blog. Espero que vocês tenham gostado e, se tiverem se interessado, não deixem de ler o livro. Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário